Geografia


Derrame de petróleo no meio aquático

O que é
É um tipo de poluição no meio aquático (Hidrosfera) causada pelo escoamento de petróleo para as águas marinhas. É considerado um dos mais graves e problemáticos acidentes ambientais em águas marinhas, causado pelo ser humano.
Num desastre ambiental desta dimensão, são lançadas no mar quantidades enormes de petróleo, formando manchas que são espalhadas pelas correntes marítimas e pelas correntes de ar.
O petróleo é utilizado na fabricação de muitos materiais, como pneus, materiais de plástico, alguns tecidos e principalmente nos combustíveis (álcool, gasolina e diesel).

Quando ocorre derrame de petróleo, o principal prejudicado é o meio ambiente, pois, além de poluir a água, traz ainda prejuízos a todos os seres vivos que vivem no meio aquático.



Causas do derrame de petróleo no oceano

- Escoamento em tubulações nas plataformas de petróleo instaladas em alto mar ou naufrágio da plataforma;
- Escoamento de petróleo em navios petroleiros;
- Lançamento no mar de água utilizada na lavagem de tanques (reservatórios) de petróleo dos navios petroleiros;
- O derrame acontece devido a falhas estruturais dos equipamentos, falhas humanas na execução e também pela pressão exercida no fundo do oceano que pode causar fissuras ou falhas no assoalho, escapando gás ou óleo.

Consequências do derrame de petróleo no oceano

- O petróleo pode atingir diretamente as aves marinhas, levando-as à morte. O mesmo problema pode ocorrer com animais marinhos como, por exemplo, focas, tartarugas e leões-marinhos.
 - Quando ocorre o escoamento, o petróleo fica na superfície da água marinha, formando uma densa camada. Esta impossibilita a penetração dos raios solares, dificultando a fotossíntese de várias espécies de algas.

 





-Em alguns casos, o petróleo pode atingir as praias, contaminando extensas faixas de areia, deixando-as impróprias para os banhistas, afetando a saúde da população. Nestes casos, todo o setor turístico de uma região pode ser afetado, trazendo prejuízos económicos: diminuição do turismo, gastos na limpeza das águas, areias e rochas, alterações dos ecossistemas marinhos com repercussão na pesca,...




Soluções
- Adoção de rigorosas medidas de prevenção de acidentes em plataformas de petróleo.
- Fiscalização governamental eficiente e constante em relação à segurança dos navios petroleiros e plataformas de petróleo.
 - Manutenção constante nas plataformas de petróleo, assim como nos petroleiros.
 - Aplicação de grandes multas para empresas que não cumprem normas de segurança no transporte e exploração de petróleo.
 - Lavagem de reservatórios de petróleo em locais adequados, para que a água contaminada não seja despejada no mar.


Cronologia das principais marés negras - AQUI 
Não inclui a pior maré negra ocorrida nos EUA - 20 de Abril de 2010 - plataforma petrolífera Deepwater Horizon a 80 quilómetros ao largo de Nova Orleães, no Sul dos Estados Unidos. Uma explosão na plataforma provocou 11 mortos. Durante 87 dias, foram libertados, a partir do poço de Macondo, ao qual a plataforma estava ligada, 4 900 000 de barris de petróleo para as águas do Golfo do México. A BP foi obrigada a pagar 5 700 000 000 de euros - Mais AQUI


Multimédia

Sem comentários:

Enviar um comentário